Abaixo, conheça destinos praianos sul-americanos que merecem estar no seu próximo roteiro de férias.
Reserva Nacional de Paracas, Peru – No litoral do Peru, a cerca de 270 quilômetros da cidade de Lima, fica a Reserva Nacional de Paracas, um destino de ecoturismo que abriga algumas das praias mais fotogênicas do litoral peruano, como La Mina, Mendieta e Lagunillas (onde o mar se encontra com um lindo ambiente desértico). é possível acampar na região e realizar passeios para admirar a enorme diversidade de espécies de pássaros que vive dentro da reserva. Em Paracas também existem sítios arqueológicos pré-incaicos e formações rochosas impressionantes que surgem no meio do mar, como a La Catedral, que foi danificada por um terremoto em 2007, mas ainda preserva sua imponência.
San Andrés, Colômbia – O Caribe colombiano abriga diversos destinos litorâneos de cair o queixo. Mas, se for para escolher apenas um lugar para visitar na região, vá até a ilha de San Andrés. O local ofereceótima infraestrutura hoteleira para os turistas, além de praias com areia branca perfeitas para quem quiser pegar muito sol, como Rocky Cay e San Luis. Perto de San Andrés também ficam os famosos “cayos”, ilhotas cercadas por água translúcida que propicia excelentes condições para a prática de mergulho e snorkel. Ao explorar a região, também vale a pena ir até a Providencia, uma ilha de aspecto selvagem que é um verdadeiro recanto para os amantes do ecoturismo, com praias de aspecto isolado e muita mata nativa.
Los Frailes, Equador – Localizada dentro do Parque Nacional Machalilla, a cerca de 280 quilômetros da cidade de Quito, a praia equatoriana de Los Frailes é para quem gosta de nadar e tomar sol no meio de ambientes selvagens. O horizonte desta linda faixa de areia é dominado por mata nativa e pelo oceano Pacífico, em um cenário perfeito para relaxar entre muita natureza. Em dias de sol, a água do mar ganha uma tonalidade azul incrível, fazendo de Los Frailes um dos lugares mais bonitos do litoral do Equador.
Piriápolis, Uruguai – Punta del Este é o balneário mais famoso do Uruguai, mas, se você quiser curtir uma praia com muito charme e sem a ostentação de Punta, vá até a cidade vizinha de Piriápolis. Trata-se de um lugar com uma linda orla cortada por um calçadão perfeito para agradáveis caminhadas ao lado do oceano Atlântico. No horizonte, não aparecerão arranha-céus, mas pequenos e bonitos edifícios que ajudam a embelezar a paisagem local.
Em Piriápolis e seus arredores, não faltam praias excelentes para passar o dia tomando sol: entre elas, se destacam as Playas Verde, Hermosa e a Playa Grande. Na área, também vale muito a pena subir o Cerro San Antonio, de onde é possível ter uma bela visão panorâmica desta parte do litoral uruguaio. O Parque Municipal de la Cascada, por sua vez, abriga lindas áreas verdes,ótimas para caminhadas no meio da natureza.
Viña del Mar, Chile – Se a intenção for curtir uma praia agitada e com cara de metrópole na América do Sul, vale a pena considerar ir até Viña del Mar, no Chile. Trata-se de um balneário amado pelos habitantes da capital chilena (a cidade de Santiago fica a menos de 130 quilômetros de distância) e que oferece uma enorme infraestrutura hoteleira, gastronomia de primeira linha, uma vida noturna agitada e uma orla forrada por belos jardins (aliás, o apelido de Viña é “Cidade Jardim”, por causa de seus diversos e bonitos espaços verdes). Depois de tomar sol na praia, vale a pena visitar cartões-postais como o excelente Jardim Botânico Nacional (com mais de 3.000 espécies de plantas) e o Parque Quinta Vergara, perfeito para uma caminhada no final da tarde.
Anakena, Ilha de Páscoa – E que tal curtir uma linda praia ao lado dos famosos moais, as esculturas típicas da Ilha de Páscoa? Isso é possível na faixa de areia conhecida como Anakena, um cartão-postal da Ilha de Páscoa (pedaço de terra no meio do oceano Pacífico que faz parte do Chile) coberto por areia branca, cercado por natureza e banhado por um lindo mar azul: no local há um conjunto de sete moais conhecido como Ahu Nau Nau, que fazem uma composição incrível com a praia. A Ilha de Páscoa ainda exibe outras paisagens litorâneas fantásticas, como a praia de Ovahe.
Ilha Bartolomé, Galápagos – Parte do Equador, o arquipélago de Galápagos é mundialmente famoso por causa de sua riquíssima fauna, que inclui espécies como lobos-marinhos e atobás da pata azul. Entre as mais de 50 ilhas que compõem Galápagos, é também possível encontrar praias que encantam os turistas com sua beleza natural: a ilha Bartolomé, por exemplo, é famosa por ter uma das mais lindas orlas da região, onde uma pequena faixa de areia compõe paisagem com a formação rochosa pontuada conhecida como Pinnacle Rock. Puerto Chino e Bachas são outras belas praias deste destino equatoriano.
Claromecó, Argentina – A Argentina está longe de ser o país com os destinos litorâneos mais lindos da América do Sul. Mas, se você se encontrar na terra de Diego Maradona em uma época quente do ano e estiver muito a fim de pegar uma praia, pode ser uma experiência interessante visitar o balneário de Claromecó e seus arredores, a aproximadamente 630 quilômetros de Buenos Aires. é um lugar que oferece faixas de areia de aspecto quase intocado e dunas que podem ser percorridas com veículos 4×4. Entre os locais mais interessantes da região estão as praias de Orense e Reta, que propiciam para os visitantes um ambiente com clima de isolamento e livre de paisagens urbanas. E há agradáveis casas que podem ser alugadas por turistas na região.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]