O cartão de crédito é considerado por muitos o maior inimigo das finanças pessoais.
No entanto, antes de qualquer julgamento, é interessante termos a consciência de que o cartão nada mais é do que uma ferramenta.
Toda ferramenta, se for mal utilizada, é capaz de provocar grandes estragos. Por outro lado, se for usada com sabedoria, proporciona ao seu usuário diversas vantagens e benefícios.
A seguir, serão apresentadas 5 dicas valiosas para que você faça um uso inteligente do seu cartão de crédito, evitando juros altos e despesas desnecessárias.
1 – Elabore seu planejamento financeiro
é recomendável que você faça seu planejamento financeiro antes de utilizar o cartão de crédito.
Agindo assim, você poderá se programar e saberá quanto pode gastar no cartão de forma a ter dinheiro para pagar o valor total da fatura na data do vencimento.
Além disso, ao fazer seu planejamento financeiro, você evitará andar com o cartão sem necessidade e, consequentemente, deixará de gastar em itens supérfluos.
2 – Limite do cartão deve ser de, no máximo, 50% do seu salário.
Ao utilizar o cartão de crédito, você tem a falsa sensação de que o dinheiro não está saindo da sua conta.
Isso pode ser definido como “a prazerosa ilusão de comprar sem gastar um centavo”.
Entretanto, o problema começa no momento em que a fatura chega à sua residência ou e-mail.
3 – Registre todas as despesas
Você tem que saber e analisar como o seu dinheiro foi gasto. Dessa maneira, é imprescindível que você anote todas as despesas realizadas no cartão de crédito.
é bom fazer uma planilha ou o velho caderninho para realizar o controle financeiro e analisar a qualidade dos seus gastos.
4 – Utilize apenas um cartão
Ter apenas um cartão de crédito facilita bastante nosso planejamento e controle de gastos.
Nesse sentido, o ponto que merece mais destaque é a impulsividade na hora de gastar.
Quem tem mais de um cartão, fica mais propício a exagerar nas compras e acaba gastando mais do que pode.
5 – Jamais pague somente o mínimo
Pagar somente o valor mínimo pode tornar a sua dívida simplesmente impagável
Isso se deve ao fato do cartão ser uma das modalidades mais caras de financiamento, perdendo apenas para as financeiras.
Sendo assim, evite pagar o valor mínimo ou parcelar seu débito.
Fonte: Mobilis
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]