Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
11/05/2021

Como fazer o orçamento financeiro na aposentadoria?

Se o seu orçamento na aposentadoria fosse um semáforo, ele estaria com o sinal vermelho, amarelo ou verde? Pensando nisso, listamos 6 dicas para manter as contas em dia na fase de pós-carreira.

Mas, antes disso, confira um vídeo do Gustavo Cerbasi, sobre mapear o comportamento de consumo e, também, rever os hábitos. Dessa forma, é possível projetar os próximos passos, de maneira assertiva.

Sinal vermelho no orçamento: aperte os cintos

Se as contas estão no vermelho, é necessário apertar os cintos (literalmente) e rever alguns hábitos. Afinal, sabemos que imprevistos acontecem. Porém, é fundamental equilibrar o orçamento para sair dessa situação.

1. Comece a controlar as receitas e as despesas
O método de controle financeiro pode variar conforme seu perfil e suas necessidades. Por exemplo, pode ser uma planilha simples, o uso de envelopes para separar o dinheiro ou um aplicativo como o Minhas Economias.

2. Troque uma dívida cara por uma mais barata
Se você já tem uma dívida, uma boa alternativa é buscar condições mais acessíveis. Para exemplificar, as taxas do cartão de crédito e do cheque especial são muito superiores aos empréstimos. Assim, você pode ficar com uma nova linha de crédito (mais barata) e quitar as anteriores (mais caras).

Sinal amarelo no orçamento: é hora de pisar no freio

Se você sente que as despesas estão prestes a superar as receitas, é muito melhor prevenir, do que remediar. Ou seja, adotar medidas preventivas para manter o orçamento devidamente equilibrado.

3. Entenda a diferença entre gastos essenciais e supérfluos
Boa parte dos gastos são realmente essenciais, como: alimentação, moradia, transporte e assim por diante. Ainda assim, eles também podem ser reduzidos, com um planejamento financeiro assertivo. Por outro lado, o mais importante aqui é cortar os gastos desnecessários, principalmente na pandemia da covid-19.

4. Fuja do endividamento e aposte no consumo consciente
Por acaso, você já parou para pensar que pode ser um endividado em potencial? Sendo assim, o primeiro passo é fugir do consumismo e evitar dívidas na aposentadoria. Nesse ponto, que tal apostar no consumo consciente? Afinal, isso faz bem tanto para o bolso, quanto para a saúde e o meio ambiente.

Sinal verde no orçamento: acelere (com cautela) e curta a viagem

Se as suas finanças estão no sinal verde, fique à vontade para relaxar e aproveitar o resultado do seu trabalho. Porém, não se esqueça de se prevenir em relação aos imprevistos, ok?

5. Separe uma verba para investir em você
Quer curtir uma aposentadoria com atividade e tranquilidade? Então, lembre-se de investir no seu bem-estar. A propósito, isso pode ser feito de muitas maneiras: plano de saúde, atividade física, cursos online e assim por diante.

6. Faça uma reserva financeira para emergências
Para fazer a aposentadoria render mais, a dica de ouro é ter uma reserva de emergência, a fim de lidar com situações imprevistas. Com isso, você não precisa comprometer o orçamento se precisar gastar um valor alto com um tratamento médico, a reforma da casa etc.

Enfim, gostou das dicas? Aproveite para conferir outros conteúdos no Blog da PREVIG.

O que achou da matéria?

1

5
(1)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido