O segundo lote de restituição do Imposto de Renda já foi pago no dia 30 de junho. Esse lote é referente aos contribuintes que entregaram sua declaração até dia 18/03/2022. Uma novidade implementada neste ano é a possibilidade do recebimento da restituição via Pix, desde que a chave seja o número do CPF do declarante.
A consulta à restituição é feita pela internet, no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC.
Veja como consultar por meio do site da Receita Federal, siga os seguintes passos:
Acesse a página: Consulta Restituições IRPF;
Informe os dados: Digite seu CPF, data de nascimento, escolha o ano de consulta e digite os caracteres. Feito isso, clique no botão “Consultar” para visualizar os resultados sobre sua declaração e a possível restituição.
Para consultar por meio do e-CAC, é preciso:
Acesse o Portal e-CAC e clicar em “Entrar com gov.br”;
Na página seguinte, informe o CPF e vá em “Continuar”;
Depois, digite a senha e vá em “Entrar”;
Em “Serviços em destaque”, vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da Dirpf)”.
A restituição do Imposto de Renda também pode ser consultada pelo aplicativo Pessoa Física, disponível gratuitamente para Android
e iPhone (iOS). Para consultar, siga os seguintes passos:
Toque no menu (três linhas empilhadas) no canto superior esquerdo e depois em “Consulta Restituição”;
Digite seu CPF, escolha o ano referente à consulta e toque em “Consultar” para visualizar as informações.
A receita recebe mensalmente da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) recursos para pagar as restituições e criar lotes bancários.
No primeiro, têm prioridade os idosos, em especial os maiores de 80 anos, Pessoas com Deficiência (PCD) ou alguma doença grave, além de contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Já no segundo lote os demais contribuintes passam a receber, desde que não tenham caído na malha fina e tenham feito a entrega da declaração nos primeiros dias do prazo, de março a maio deste ano. No caso das prioridades, quando há empate, quem entregou primeiro recebe antes. O dinheiro cai na conta conforme o calendário da Receita. Em geral, a consulta aos valores é aberta uma semana antes da data do depósito. Condira abaixo o calendário de restituições.
Calendário de restituições
Lote
Data do pagamento
1º lote
já pago
2º lote
Já pago
3º lote
29 de julho
4º lote
31 de agosto
5º lote
30 de setembro
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]