Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
27/12/2022

O que fazer com o seu 13º salário?

O fim de ano chegou e com ele o 13º salário. O que significa um dinheirinho a mais na conta, mas que, como todo o dinheiro que cai no orçamento, deve ser usado com planejamento. Existem alguns erros que as pessoas cometem ao receber o décimo terceiro salário, um deles é nem receber e já gastar o crédito do 13º. E como ficam as despesas a mais que surgem no final do ano, como IPVA e IPTU também é comum não guardar o dinheiro para os gastos de janeiro.

O recebimento do décimo pode acarretar algumas compras por impulso, pois junto com ele vem o Natal e o Ano Novo, muitas festividades, encontros com a família e amigos. São momentos que geralmente implicam alguns gastos extras, com presentes, por exemplo. Então, se não tiver planejamento, tudo pode ir para o ralo.

Outro ponto importante é a antecipação do recebimento. Aposentados, pensionistas e trabalhadores em geral têm essa opção de adiantar o décimo em parcelas ao longo do ano. Mas, afinal, qual a melhor maneira de usar o décimo?  Sendo CLT, você sabe que todo ano vai receber o 13º, e para utilizar esse valor da melhor forma, a primeira coisa é estabelecer uma meta para esse dinheiro, não uma meta de gastos, mas sim de organização. Este acréscimo de renda dentro do seu orçamento causa qual o impacto?  O que você vai fazer com esse valor?

Seguindo essa lógica, você irá ter de pensar em todos os gastos que irão surgir na virada do ano. Pensar quanto desse dinheiro quanto vai ser gasto nas despesas de início de ano como, IPTU e IPVA, quanto vai para os seus investimentos, quanto vai para as dívidas que você precisa pagar. Precisa planejar e visualizar tudo isso com antecedência.

É importante também se atentar que, na sua casa, pode ter outros membros da família que vão receber o 13º salário também, o que pode ser uma injeção de grana no orçamento familiar, mas a tendência é de aumentar os gastos na mesma proporção. Por isso, é preciso se organizar coletivamente, fazer com que todos os membros da família sejam rigorosos com os números, isto é, que não gastem mais do que o devido. Também trazer essa responsabilidade para o âmbito familiar e lembrar que não é porque você está recebendo esse dinheiro extra que você tem uma licença para gastar. Seja responsável.

Por último, se esse ano não deu para se planejar e já está com o décimo comprometido (nós sabemos, isso acontece e é bastante comum), lembre-se que já é possível planejar o ano que vem, não espere ele chegar para dar o pontapé inicial no seu planejamento. Comece a pensar antecipadamente, agora. E aí, gostou das dicas de hoje? Então continue nos acompanhando para receber mais dicas como essa. E divulgue nosso conteúdo com os seus colegas e amigos. Até a próxima!

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais

ELEIÇÕES PREVIG 2024 – Resultado final

Informamos que, encerrado o prazo para a apresentação de recursos, a Comissão Eleitoral homologou o resultado das Eleições PREVIG 2024. Confira os novos representantes eleitos para os Conselhos Deliberativo, Fiscal e Comitê de Investimentos: Conselho Deliberativo Titular: JOSE CARLOS CAUDURO MINUZZO Titular: FRANCISCO DE RESENDE BAIMA Suplente: ENIO LUIS GONÇALVES Conselho Fiscal Titular: ROMARY DOS […]

Ver mais

É tempo de revisão do orçamento anual!

Chegamos à metade do ano, um momento ideal para fazer uma pausa e revisar nosso planejamento financeiro. Essa é a oportunidade perfeita para avaliar se estamos no caminho certo para alcançar nossas metas financeiras estabelecidas no início do ano e fazer os ajustes necessários para garantir que o segundo semestre seja tão produtivo quanto planejamos. […]

Ver mais
Acesso rápido