O momento de aposentadoria é esperado por muitos trabalhadores que se planejam ao longo dos anos, para melhor aproveitar esta fase da vida e poder descansar sem preocupações.
Imaginamos que, assim como a maioria, você também trabalha visando um futuro estável, tanto por meio de seu plano de previdência complementar, quanto pelo benefício pago pelo INSS.
Para te auxiliar nesse planejamento, existe uma maneira fácil e rápida de saber quantos anos faltam para se aposentar pela Previdência Social (INSS), sem precisar fazer contas de cabeça ou usar a calculadora.
Inicialmente, você vai precisar ter uma conta no Gov.BR e fazer login no site ou aplicativo Meu INSS, com CPF e senha cadastrados. Na página inicial de serviços, clique na opção “Simular Aposentadoria”, conforme a imagem abaixo:
Em seguida, aparecerão as informações sobre o tempo de contribuição e idade, como mostra o exemplo a seguir:
Mais abaixo, o sistema vai informar se você já tem direito à aposentadoria e no campo “idade”, será possível saber quanto tempo falta para você receber os benefícios. No exemplo que utilizamos, o trabalhador irá se aposentar em oito anos e nove meses.
Caso reste 5 anos ou menos de contribuição, será possível ver também o cálculo estimado de quanto você poderá receber após se aposentar. Lembrando que os valores, se apresentados, podem variar para mais ou para menos.
Agora que você já sabe quanto tempo falta para a sua aposentadoria pelo INSS, fica ainda mais fácil criar o seu planejamento financeiro e continuar investindo no seu plano de previdência complementar de maneira mais assertiva. Tenha em mente a renda que deseja no pós-carreira e invista de acordo com esses objetivos, ao longo deste e dos próximos anos.
E se você ainda não começou, o momento é agora! Quanto mais cedo cuidar da sua vida financeira, melhores serão as colheitas lá na frente.
O importante é saber que, além do benefício do INSS que deverá receber, poderá contar com o investimento que fez na PREVIG. Clique aqui, e comece hoje mesmo a colocar energia no seu futuro.
Imagens: Ingrácio Advocacia
https://ingracio.adv.br/simular-aposentadoria/
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]