O período de declaração do imposto de renda começou no dia 15 de março e termina no da 31 de maio. Sabendo disso, é chegado o momento de separar todos os documentos para fazer a sua declaração anual de IR da maneira correta.
Um dos comprovantes mais importantes para anexar à sua declaração, é o informe de rendimentos do seu plano de previdência na PREVIG, que está disponível na sua área do participante. Além disso, é importante reunir os seus documentos pessoais e os comprovantes de renda e despesas pagas durante o ano.
Passo a passo para declarar o imposto de renda
Computador: acesse o site oficial da Receita
Celular: baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para Android e iOS
Simplificada: indicada para você que não possui dependentes ou tem poucas despesas.
Completa: indicada para você que tem dependentes e muitas despesas dedutíveis.
Rendimentos tributáveis (representa os ganhos recebidos como salários, aluguéis ou outras fontes de renda.
Pagamentos (despesas com a saúde, pensão alimentícia e previdência complementar)
Com tudo corretamente preenchido, envie a sua declaração e salve os seus dados bancários para receber a restituição, se for o caso.
Além disso, os participantes PREVIG contam com o benefício fiscal, um incentivo do Governo que pode deduzir até 12% do IR nas declarações feitas no modelo completo.
O valor das contribuições feitas durante o ano, incluindo as adicionais, colaboram para que você consiga uma restituição maior no IR e, consequentemente, possa reinvestir o valor para aumentar o seu saldo no plano e ganhar ainda mais na rentabilidade do valor acumulado.
Não deixe para declarar o seu imposto de renda no último momento e aproveite os benefícios que o seu plano pode trazer para você.
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]