Dizem que as mães são todas iguais e que só mudam de endereço. O cuidado e a preocupação presentes em todas elas trazem o conforto de sempre ter alguém com quem contar ou receber um puxão de orelha quando necessário.
Mas o que poucos filhos percebem é que as mães podem falar sobre educação financeira sem saber e, neste artigo especial, viemos te mostrar que muito do que elas dizem pode nos direcionar financeiramente. Confira!
“Na volta a gente compra”
Que levante a mão quem nunca ouviu essa frase quando era criança, naquele passeio no shopping em que você queria um brinquedo novo e pediu para a sua mãe. As chances de você ter conseguido o brinquedo são pequenas, pois muitas vezes a sua mãe não podia arcar com aquele custo no momento ou precisava priorizar outras coisas que estava precisando na época.
O fato é que essa tática é ótima para evitar compras por impulso e manter o controle financeiro, sem gastos excessivos. Use-a a seu favor e coloque-a em prática no momento em que aparecer a vontade de gastar mais do que deve.
“Você acha que dinheiro dá em árvore?”
Essa é mais uma frase típica das mães e é uma ótima reflexão para você valorizar o seu dinheiro. Com as nossas mães, aprendemos o valor das coisas e como leva tempo para conquistarmos algo.
Conforme você for alcançando a sua independência, verá a importância de depositar o seu dinheiro no que realmente vale a pena, ao invés de fazer dívidas desnecessárias que podem abalar o seu orçamento.
“Vou pensar no seu caso”
Essa é aquela frase de quando você pedia alguma coisa para a sua mãe, mas não tinha se comportado bem o suficiente para receber. Já passou por isso? Pois é! Na vida adulta, precisamos pensar duas vezes antes de gastar e pensar no impacto que esse custo vai gerar em médio e/ou longo prazos.
Por isso, sempre avalie as suas finanças e se pergunte se o que você deseja comprar é realmente necessário ou pode esperar mais um pouquinho.
“Você não é todo mundo”
Uma das frases mais clássicas, quando pedíamos para dormir na casa do amiguinho ou ir a uma festa com a galera da escola, mas recebíamos um “não” bem grande. Na vida adulta não é diferente, mas a responsabilidade fica por nossa conta de saber que não somos todos iguais nem podemos nos comparar com o status do outro.
Quando o assunto se referir às suas finanças, evite comparações e faça as suas economias com base na sua realidade financeira. Invista, gaste apenas o necessário e entenda que cada indivíduo tem um processo diferente, tanto com dinheiro, quanto com qualquer outra situação da vida.
“Eu mandei você fazer agora”
Sempre tem a mãe que é mais enérgica e pega no pé, mas o único objetivo dela é nos ver crescer com responsabilidade. Se você já ouviu essa frase, é melhor obedecer e fazer logo o que ela pediu!
Agora que você já é “dono do próprio nariz”, chegou o momento de estabelecer metas hoje para colher lá na frente. Quanto antes você começar, melhor será o resultado daqui a alguns anos.
Por isso, mantenha o seu controle financeiro em dia e invista uma quantia mensal aos seus projetos futuros. Seguindo os conselhos que a sua mãe sempre te deu, as chances de você ter um futuro financeiro estável são muito maiores.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]