No último dia 28 de Abril a PREVIG publicou o Relatório Anual de Informações de 2022 com os dados consolidados sobre patrimônio, rentabilidade, mudanças no regulamento do plano e pesquisa de satisfação.
Em um ano repleto de conquistas, realizações e 20 anos na gestão de planos previdenciários, a PREVIG trouxe não só a prestação de contas obrigatória, como também informações sobre toda a evolução da empresa e os seus objetivos futuros.
Com isso, preparamos este artigo para mostrar a você os principais acontecimentos de 2022, começando com a pesquisa de satisfação realizada em julho, que obteve 89,56% de satisfação dos participantes e assistidos dos planos BD e CD.
Esse resultado mostrou que a PREVIG tem seguido no caminho certo na busca de melhorias contínuas e na satisfação dos participantes. Prova disso foi o número de adesões do ano passado, que chegou a 511, um resultado 48% maior no comparativo com 2021.
E não para por aí! A PREVIG também conseguiu manter uma performance positiva nos investimentos, finalizando 2022 com um patrimônio total de R$ 1,7 bilhão, um crescimento de 7,48% em relação a 2021.
Confira abaixo o detalhamento por plano:
Com aproximadamente 92% do patrimônio do Plano CD, a carteira de renda fixa terminou o ano com rentabilidade acumulada de 10,57%.
Com aproximadamente 4% do patrimônio do Plano CD, o segmento de renda variável obteve a rentabilidade de -4,70% no ano, contra o Índice Ibovespa de 4,69%.
Com aproximadamente 2% do patrimônio do Plano CD, o segmento de investimento no exterior terminou o ano com rentabilidade acumulada de -16,49%.
Com aproximadamente 2% do patrimônio do Plano CD, o segmento de empréstimos terminou o ano com rentabilidade acumulada de 14,04%.
Ao longo de 2022, a rentabilidade nominal líquida foi de 12,10%, contra uma expectativa atuarial de rentabilidade líquida de 11,32%, o que, em termos reais, representou obter 5,37% contra uma meta atuarial de rentabilidade real líquida de 5,04% ao ano.
No exercício de 2022, foram contabilizados valores a receber de R$ 9,6 milhões, em razão da autorização de pagamento de precatórios das Obrigações do Fundo Nacional de Desenvolvimento (OFND), fruto do ajuizamento de ação promovida, em junho de 1986, pela Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP) contra o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) e contra o Fundo Nacional de Desenvolvimento (FND), questionando a mudança de critério de correção das OFND.
Essa contabilização colaborou para a manutenção do Equilíbrio Técnico Atuarial do Plano BD da PREVIG.
Além de todas essas informações sobre rentabilidade do seu plano, no Relatório Anual você encontra a alteração regulamentar do plano, mais detalhes sobre as taxas de desconto atuarial e muito mais! Clique aqui para acessar o RAI completo e ficar por dentro de todas as ações da PREVIG.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]