Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/12/2020

Por Onde Anda – Um sonho realizado

Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 28, em 2010

Foi através de uma palestra realizada após a aposentadoria que Ives se encontrou com a língua francesa. Realizando um antigo desejo, ele viajou para a Europa, aprendeu o idioma e encontrou um novo lar

“Aposentar não é simplesmente deixar a barba crescer, parar de escovar os dentes, ou usar agasalho de moletom, camiseta regata, sandália ou chinelos de dedos. Aposentar é descobrir novos valores, é criar novas amizades e aprender a se amar”. é com essa frase que Ives Lessi de Liz, 58 anos e aposentado de carteirinha, como ele mesmo se intitula, define o momento que está vivendo. Suas atividades na Eletrosul, atual Tractebel Energia S.A, começaram em 1986, onde permaneceu até o fim de sua vida laboral, em dezembro de 2009.

Durante os 23 anos de trabalho na Usina Hidrelétrica Salto Santiago de Laranjeiras do Sul, ele atuou na área de Segurança do Trabalho. Para não ficar parado, após a aposentadoria ele criou um cartão de visita personalizado para divulgar seu programa de palestras. Como retorno da iniciativa, Ives foi convidado por uma empresa francesa, de Curitiba (PR), para fazer um ciclo de palestras na cidade sobre segurança, higiene e medicina do trabalho. E foi durante a realização desse projeto, ao ouvir a charmosa língua francesa, que surgiu o desejo de viajar para França e aprender o idioma.

Sem conhecer nada da cultura local, Ives chegou em Paris e permaneceu por quinze dias como turista. Nesse tempo visitou museus, pontos turísticos e assistiu shows como o Moulin Rouge. Depois desse período ele se matriculou na EF – Escola International de Idiomas e começou a conviver com uma família anfitriã selecionada pela entidade. No curso conviveu com alunos de 15 a 30 anos, dos cinco continentes, e participou do programa de atividades de visitação cultural aos monumentos. Durante a viagem ele também foi correspondente de jornais e rádios da região do oeste e sudoeste do Paraná, com noticiários semanais, e nas horas de folga fez cursos na área de Relações Humanas, na Universidade de Sorbonne, em Paris.

Após 88 dias morando em outro país, Ives diz que felizes são os aposentados que estão descobrindo novos valores, antes não desejados. “Como lição disso tudo aprendi que nunca é tarde para aprender, e também nunca é tarde para uma nova caminhada no rumo empresarial. Veja exemplos como Roberto Marinho, iniciou o seu império depois dos 64 anos, e do arquiteto Oscar Niemayer, que se descobriu depois dos 60 anos”, comenta. Para ele, “o aposentado é uma pessoa com valores magníficos e com uma grande sensibilidade pelos anos vividos. Jamais será um jovem na forma física, mas é um grande pensador e multiplicador intelectual de ideias para o bem da humanidade”, afirma. De volta ao Brasil, Ives segue com seu programa de palestras e projeta algum dia retornar ao continente europeu para viver novas experiências.

A importância da Previdência Complementar
“é maravilhoso poder contar com a complementação, pois se eu fosse depender das vias normais não ia conseguir fazer nada. Quando voltei da minha viagem pude contar com essa ajuda financeira”

Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido