Setembro Amarelo

Voltar

Neste mês, é realizada a campanha de prevenção do suicídio, o Setembro Amarelo. Segundo a OMS, quase 100% dos suicídios estão relacionados a transtornos mentais. Por isso, são potencialmente evitáveis. Entretanto, ainda não sabemos lidar bem com as questões de saúde mental. Ainda há muito preconceito envolvido e as pessoas têm vergonha de falar quando não estão bem e de pedir ajuda. Ou mesmo, quando alguém parece não estar bem, muitas vezes não se sabe como ajudar.
 
O Setembro Amarelo é uma campanha que vem para mudar isso. Propõe a nossa comunidade que mude a forma de se comunicar sobre os transtornos mentais, e sobre buscar ajuda quando não se está bem. Alerta que não há espaço para o preconceito contra os transtornos mentais. Ninguém está livre de ter um transtorno mental em algum momento da vida. Precisamos lidar com esta questão com o respeito que merece.
 
A campanha está crescendo a cada ano no Brasil, e, para este ano, vários tipos de atividades estão sendo organizados, como caminhadas de valorização à vida, palestras abertas à comunidade, iluminação de prédios e pontos turísticos com a cor amarela durante o mês de setembro e workshops para profissionais da área da saúde.
 
No site da Associação Brasileira de Psiquiatria, é possível obter mais informações sobre a campanha.
 
Artigo de Joana Pargendler, psiquiatra
Avalie essa notícia: