Beneficiários têm comparecido antes do tempo, sem necessidade; é preciso esperar o banco chamar .Os aposentados e pensionistas do INSS não precisam se apressar e comparecer às agências bancárias para apresentar documentos que comprovem que estão vivos. Para evitar aglomerações e outros problemas no atendimento, os bancos vão convocar aos poucos os beneficiários do INSS por meio do comprovante de pagamento, saldo ou extrato que é impresso no terminal da agência bancária.
Somente no Estado de São Paulo, existem 6,4 milhões de beneficiários da Previdência e todos deverão ser chamados pelos bancos para apresentar prova de vida. No Brasil, são quase 28 milhões de pessoas.
O objetivo desse trabalho é evitar pagamentos indevidos, melhorar o controle pelas instituições bancárias e atualizar o cadastro do INSS. A apresentação dos documentos que comprovem que o beneficiário do INSS continua vivo, que inclui também a atualização de endereço, deverá ser feita pelo próprio aposentado ou pensionista ou por um representante legal ou por procurador cadastrado no INSS.
Dos 6,4 milhões de beneficiários em SP, 2,8 milhões que recebem por cartão magnético já tinham de se dirigir anualmente ao banco para renovar a senha de acesso ao sistema bancário. A partir de agora, todos aposentados e pensionistas terão de comparecer a sua agência bancária, independentemente de receberem o valor da aposentadoria por cartão magnético, em conta corrente ou conta poupança. Com isso, mais 3,6 milhões de beneficiários no Estado passarão este ano a atualizar seus dados anualmente na rede bancária.
Fonte: Site Cobap
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]