O que fazer com aqueleóleo que sobra na frigideira ou na panela? Quem cozinha provavelmente já teve essa dúvida. Se você acaba jogando no ralo da pia está prejudicando o ambiente e perdendo a chance de ganhar uma renda extra.
De acordo com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), 1 litro deóleo despejado irregularmente pode prejudicar até 25 mil de litros de água. Além disso, oóleo pode entupir o encanamento da sua cozinha, afetar a rede de coleta de esgoto e até o seu bolso.
Para ajudar o meio ambiente, o ideal é colocar oóleo usado em garrafas PET’s e doá-lo. Existem várias cooperativas e ONGs de reciclagem que recolhem esseóleo de cozinha para ser transformado em biodiesel. Alguns supermercados também fazem essa coleta. Procure o ponto mais próximo da sua casa.
Faça você mesmo
Se você prefere fazer a própria reciclagem e ainda ganhar um dinheiro com isso, pode usar oóleo usado para fazer sabão de pedra caseiro, que é mais biodegradável (decomposto naturalmente pela natureza) do que o sabão em pó normal.
Conversamos com a dona de casa, Marleide Braga, que deu a receita.
Ingredientes
5 litros deóleo usado
1 litro de soda cáustica
1 litro de água fervente
1 copo (200 ml) de sabão em pó
11 caixinhas de leite vazias e lavadas
Caso você queira deixar o seu sabão mais espumante acrescente 250 ml (meio frasco) de detergente líquido.
Como fazer
Misture todos os ingredientes em um balde grande. “A soda cáustica deve ser colocada porúltimo. Tome cuidado com a água fervente”, orienta Marleide.
Depois, mexa tudo sem parar durante 40 minutos, até o líquido ficar com a consistência de uma massa grossa.
Em seguida, coloque a massa dentro das caixinhas de leite e deixe descansar por três dias. Mantenha em local seco, arejado e não exponha ao sol.
No terceiro dia, corte a caixinha de leite em quatro pedaços e pronto!
Rendimento: 1 receita = 44 pedras de sabão.
Fonte: Meu bolso em dia
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]