“Nesta etapa da vida, o quadril torna-se mais rígido, a coluna possui limitações de movimento, as fibras musculares, a estrutura nervosa e principalmente, a massaóssea, vão se perdendo ao longo dos anos. A prática da corrida auxilia na diminuição da perda da massaóssea e aumenta a massa muscular, o que faz com que a composição corporal melhore e a estabilidade articular aumente, prevenindo as quedas comuns da terceira idade”, explica o fisioterapeuta Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRC) e do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC). “Além disso, um treino aliado a exercícios visando à mobilidade do quadril e a manutenção da coluna ereta durante a corrida são fundamentais para uma melhor performance”, completa.
Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em 2013, analisou a força de impacto dos pés ao solo na corrida comparando idosos corredores a adultos jovens. O trabalho mostrou que a extensão de quadril, a amplitude do movimento torácico e da coluna lombar no grupo da terceira idade foram menores devido ao déficit articular desta faixa etária.
O fisioterapeuta ressalta sobre a importância de procurar orientação médica antes de iniciar qualquer exercício físico, principalmente a corrida, e dá dicas para a prática na terceira idade. Confira:
1. Procurar orientação médica antes de iniciar a prática da corrida;
2. Respeitar as limitações do corpo e seguir em ritmo devagar ao início;
3. Manter-se hidratado antes, durante e depois da prática;
4. Para maior segurança, utilizar acessórios, como joelheira e cotoveleira;
5. O tênis deve ser confortável, com espaço para mexer todos os dedos, apoio total do calcanhar, amortecedor e sola que não escorregue.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]