Na Rua
Para caminhar e correr basta um tênis e rua! Você pode aproveitar os espaços públicos para praticar exercícios e interagir com a cidade sem gastar nada.
Em São Paulo, por exemplo, o Elevado Costa e Silva, localizado no centro da cidade, proíbe a circulação de carros à noite e nos finais de semana e vira um parque sobre o asfalto. Muitos grupos de amigos e famílias vão até lá para correr, caminhar, andar de bicicleta, skate ou levar o cachorro para passear. Pode ser uma boa maneira de estar ao ar livre, se exercitar e interagir com o seu bairro.
Se locomover pela cidade de bicicleta também pode ser uma boa escolha para colocar a saúde em dia e ainda economizar com transporte!
Praia
Quem mora em cidades com praia, como Rio de Janeiro, Florianópolis e Salvador, tem a opção de praticar esportes como surf, stand-up paddle, corrida, natação, vôlei de areia e ainda pegar uma corzinha sem gastar nada! Os calçadões são uma boa opção para andar de bicicleta e fazer caminhadas também. Além de serem planos, você pratica esportes com vista para o mar.
Em Fortaleza, por exemplo, tem a Ciclofaixa do Lazer que este ano teve a sua 33º edição. é uma rota pelo centro da cidade onde as pessoas podem alugar bicicletas e passear pelas ruas do percurso. Além disso, são distribuídas algumas mudinhas de plantas para os participantes.
Praças e Parques
Muitas cidades também contam com instalações de equipamentos como pedalinhos, barras e pranchas, que servem tanto para exercícios aeróbicos quanto para alongamento. Estes equipamentos são gratuitos e normalmente estão localizados em praças e parques. Você pode consultar a prefeitura da sua cidade para saber qual Academia ao Ar Livre está mais perto da sua casa. Há também as rampas de skate que são gratuitas e alternativas para quem já pratica ou quer começar. Mas é importante se lembrar de usar equipamentos de segurança, como joelheiras e capacete.
Você também pode aproveitar as áreas verdes de sua cidade para reunir uma galera e montar times para jogar vôlei, futebol ou o esporte em grupo que você mais gosta.
Alguns parques também contam com algumas pistas de ciclismo e pistas de patins para pessoas de todas as idades.
Em Conta
Outra maneira de praticar exercícios sem gastar muito são as academias que não cobram plano de adesão e possuem aulas apenas de musculação. As mensalidades são mais baixas do que as do mercado e são uma boa opção para quem está sempre na pressa do dia a dia e não tem muito tempo para se exercitar.
Dicas
1. Uma dica para dar maisânimo é conversar com os seus vizinhos e/ou amigos e descobrir quem já pratica caminhadas e corridas e fazer um grupo.
2. Dá para encontrar outros esportes que são pagos, mas por um precinho bem camarada. Alguns personal trainers, por exemplo, reúnem grupos em parques e praças e cobram valores bem acessíveis aos participantes.
3. Grande parte dos esportes também podem ser praticados gratuitamente em clubes municipais. Para isso, normalmente é preciso fazer uma simples cópia do RG, exame médico e comprovante de residência.
4. Se você mora em condomínio que possui academia, não deixe de utilizar, caso queira fazer alguma atividade física.
5. Lembre-se de sempre começar devagar até sentir que pode acelerar o passo e leve com você uma garrafinha de água pra garantir a hidratação. é muito importante consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]