Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
04/09/2015

Educação Financeira – Envelhecer sem recursos financeiros te assusta?

Alguns dias atrás, enquanto fazia minha leitura diária do jornal “Valor Econômico” li o artigo que possuía o seguinte título “Envelhecer sem recursos financeiros assusta mais que a morte”, logo que terminei de fazer a leitura pensei em compartilhar com os leitores deste espaço algumas informações que li naquele dia. O artigo começava com as seguintes palavras: “Pesquisas recentes relativas à equação entre previdência e longevidade mostram índices assustadores na forma como as pessoas se preocupam com a possibilidade de envelhecer sem os devidos recursos”. Continuava com os seguintes dados: “Um levantamento realizado pela Wells Fargo Institutional Retirement de Charlotte (EUA), por exemplo, constatou que 22% de seus clientes que tem entre 40 e 50 anos “preferem morrer mais cedo, caso não tenham dinheiro para viver confortavelmente na aposentadoria”.

Em outro estudo da seguradora Allianz, 77% das pessoas com 40 anos disseram que temiam durar mais que seu dinheiro na aposentadoria. Entre os casados, com filhos, o índice atinge 82%”. Para o professor de Harvard Michael Norton, o medo pode ser agravado quando os pais se sentem fracassados ao não conseguir deixar uma herança para os filhos e/ou de se tornarem um fardo financeiro para eles. Caro leitor, saiba que envelhecer com dignidade nada mais é do que cuidar de si mesmo. Por isso que considerei válido e de uma singela importância partilhar com os leitores as sugestões abaixo apresentadas e que irão lhe auxiliar a ter autonomia financeira e mais do que isso para que possas fixar um projeto de vida para a etapa da vida conhecida pelo nome de aposentadoria.

Eis as sugestões: “1 – inicie um processo disciplinado de economizar pequenas quantias e, aos poucos, vá aumentado esse valor; 2 – adie sua aposentadoria por alguns anos como forma de encontrar meios para complementar sua renda; 3 – reduza seu padrão de vida fazendo alguns cortes no orçamento doméstico; 4 – controle os impulsos ao consumismo desenfreado, especialmente se ele estiver baseado nos encantos da publicidade ou em comparações com vizinhos, amigos e familiares; 5 – planeje sua vida financeira, pessoal e profissional; 6 – busque preventivamente um projeto de vida para sua etapa após a aposentadoria; 7 – eduque filhos para a vida, não para você.”

Fica a pergunta para o leitor: “Envelhecer sem recursos financeiros te assusta”? Se a resposta for sim, não se preocupe, pois, você não é oúnico, porém, que tal começar a fazer uso de algumas das sugestões acima apresentadas? Se a resposta for não, acredito que já faz parte da sua vida algumas das sugestões acima apresentadas, e só posso desejar ao leitor que continue a mantê-las. Faça bom uso das sugestões mencionadas.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido