Em outro estudo da seguradora Allianz, 77% das pessoas com 40 anos disseram que temiam durar mais que seu dinheiro na aposentadoria. Entre os casados, com filhos, o índice atinge 82%”. Para o professor de Harvard Michael Norton, o medo pode ser agravado quando os pais se sentem fracassados ao não conseguir deixar uma herança para os filhos e/ou de se tornarem um fardo financeiro para eles. Caro leitor, saiba que envelhecer com dignidade nada mais é do que cuidar de si mesmo. Por isso que considerei válido e de uma singela importância partilhar com os leitores as sugestões abaixo apresentadas e que irão lhe auxiliar a ter autonomia financeira e mais do que isso para que possas fixar um projeto de vida para a etapa da vida conhecida pelo nome de aposentadoria.
Eis as sugestões: “1 – inicie um processo disciplinado de economizar pequenas quantias e, aos poucos, vá aumentado esse valor; 2 – adie sua aposentadoria por alguns anos como forma de encontrar meios para complementar sua renda; 3 – reduza seu padrão de vida fazendo alguns cortes no orçamento doméstico; 4 – controle os impulsos ao consumismo desenfreado, especialmente se ele estiver baseado nos encantos da publicidade ou em comparações com vizinhos, amigos e familiares; 5 – planeje sua vida financeira, pessoal e profissional; 6 – busque preventivamente um projeto de vida para sua etapa após a aposentadoria; 7 – eduque filhos para a vida, não para você.”
Fica a pergunta para o leitor: “Envelhecer sem recursos financeiros te assusta”? Se a resposta for sim, não se preocupe, pois, você não é oúnico, porém, que tal começar a fazer uso de algumas das sugestões acima apresentadas? Se a resposta for não, acredito que já faz parte da sua vida algumas das sugestões acima apresentadas, e só posso desejar ao leitor que continue a mantê-las. Faça bom uso das sugestões mencionadas.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]