O INSS divulgou em seu site oficial – www.inss.gov.br – que a aposentadoria por tempo de contribuição também já pode ser concedida de forma automática quando o sistema identificar que existem recolhimentos suficientes. Quando os computadores não reconhecerem o direito imediatamente, o segurado será orientado a agendar o atendimento em um posto.
Para receber o benefício é preciso contribuir por 30 anos, se mulher, ou 35 anos, se homem. Não há idade mínima para solicitá-lo. O INSS já iniciou as concessões de aposentadorias por idade e salários-maternidade automaticamente, desobrigando candidatos de irem aos postos da Previdência Social.
A presença do segurado só será solicitada quando faltarem informações no sistema para comprovar o direito. Quando o segurado fizer o pedido pelo telefone 135 ou no site meu.inss.gov.br, o sistema identificará automaticamente sua situação.
Fonte: Clayton Castelani/Folhapress
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]