Para o presidente da Abefin, Associação Brasileira de Educadores Financeiros, Reinaldo Domingos, a redução de custos depende da realização de um planejamento financeiro.
De acordo com Domingos, o período é propício para olhar para as finanças, pois é apenas conhecendo o padrão de vida atual que é possível estabelecer os gastos das férias de forma mais adequada.
O segredo é planejar com antecedência
“Sem planejamento, este período que é tão bom, pode se tornar uma grande preocupação no futuro. Afinal, o parcelamento e o uso descontrolado do cartão de crédito tendem a comprometer a estabilidade financeira”, afirma o presidente da Abefin.
A orientação é reunir a família e conversar sobre quais são as expectativas de cada um para as férias, considerando em seguida os limites de gastos para tomar a decisão mais assertiva. Os sonhos que não puderem ser realizados agora não devem ser esquecidos, e sim considerados no planejamento das férias seguintes.
Após fazer um diagnóstico de sua situação financeira, a família consegue analisar mais facilmente quais despesas podem ser reduzidas ou até mesmo eliminadas, e essas economias devem ser direcionadas à realização dos sonhos – tanto os individuais, quanto os coletivos.
“A maioria dos brasileiros aprendeu que o dinheiro serve apenas para pagar as contas, mas a verdade é que ele deve propiciar diversas conquistas durante a vida”, ressalta Domingos.
O período de descanso é propicio para viver momentos agradáveis, portanto a orientação é poupar dinheiro com antecedência para negociar descontos no pagamento de passeios e viagens, evitando o acúmulo de dívidas que reduz a força de pagamento e pode levar à inadimplência no futuro.
Dicas
Conheça orientações para preparar o bolso para as férias de julho e aproveitar a folga sem entrar no vermelho:
O ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]