Aposentado há dez anos, Camacho comenta que se preparou para essa nova etapa da vida. “Acho fundamental participar da preparação oferecida pela empresa e o apoio familiar é muito importante nessa hora. Mas, além disso, a pessoa tem que ter a noção de que o processo de aposentadoria serve para dar oportunidade aos jovens que estão chegando ao mercado de trabalho”, comenta. Com o fim de sua vida laboral, ele aproveitou o tempo livre para viajar com a sua esposa conhecendo algumas cidades brasileiras. O casal também viajou para a Europa, onde visitaram diversas cidades históricas na Itália, França, Espanha e Portugal.
Sempre envolvido com as questões da comunidade, depois de um período de descanso Camacho resolveu voltar à ativa e começou a trabalhar como voluntário na Pastoral do Enfermo, que tem como objetivo promover visitações aos pacientes internados no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), exclusivamente SUS. “Nosso objetivo é levar afeto, carinho e apoio espiritual”, diz o aposentado. Em 2010 Camacho foi eleito presidente da Associação Amigos do HU (AAHU), entidade esta que desenvolve um trabalho de apoio social e espiritual aos pacientes do HU e seus acompanhantes.
A entidade também presta relevantes serviços ao hospital mediante a aquisição e doação de materiais e equipamentos clínicos e cirúrgicos, bem como melhorias nas instalações físicas. Envolvido diariamente com as questões gerenciais da AAHU, Camacho acredita que todo o esforço é válido em prol de uma pessoa necessitada. “O trabalho que realizo representa a oportunidade de estar me doando para ações de fraternidade. é um gesto de reconhecimento a Deus pela vida e conquistas que consegui”, afirma.
O projeto desenvolvido pela associação, além de oferecer o espaço para acolhimento de pacientes ou acompanhantes, disponibiliza um brechó e um pequeno ponto de vendas de produtos cedidos pela Receita Federal, com preços acessíveis à comunidade. Para o aposentado, praticar o bem ao próximo ajuda a dignificar as pessoas. “Todo o dia busco fazer o melhor e sou grato a Deus pela saúde e pela vida que tenho. é importante preservar um pensamento de fraternidade. Temos que procurar agir solidariamente e ver as pessoas como seres humanos e não pelo poder sócio-econômico. Com os contatos que tenho no hospital, converso com as mais variadas pessoas e posso perceber que mesmo com as mãos calejadas as pessoas são felizes e têm esperança na vida”.
A importância da Previdência Complementar
“Dentro da hierarquia das necessidades, a segurança está em primeiro lugar e a PREVIG nos dá isso. A previdência privada é fundamental na complementação salarial”.
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]