Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 3
31/08/2021

Visão de longo prazo nas modalidades de investimentos

As modalidades de investimentos trazem mais flexibilidade para que o participante do plano PrevFlex (CD)  escolha como prefere alocar os recursos do seu plano de previdência. Nesse sentido, é essencial ter uma visão de longo prazo, para obter o melhor retorno das suas aplicações.

Qual a conexão entre as modalidades de investimentos e a visão de longo prazo?

Antes de mais nada, selecionamos alguns conceitos que ajudam a entender a importância de pensar no longo prazo antes de trocar as modalidades dos seus investimentos na PREVIG.

Risco, volatilidade e retorno

O risco de mercado (volatilidade) diz respeito às variações na rentabilidade, sejam elas negativas ou positivas. A propósito, essa volatilidade impacta diretamente no retorno das aplicações. Além disso, vale lembrar que, quanto maior o retorno esperado de um investimento, seu risco também é maior.

Curto prazo x longo prazo

A diferença entre as aplicações de curto prazo e longo prazo não está apenas no período em que o dinheiro fica investido, mas também no retorno. Justamente por isso, lembre-se de levar em conta a destinação dos recursos que estão sendo aplicados.

Por exemplo, quem tem um objetivo de curto prazo geralmente busca mais segurança e, portanto, menos riscos. Já quem está poupando para o longo prazo pode optar por uma volatilidade maior, em troca de uma perspectiva elevada de retorno.

Comparativo entre diferentes perfis e, também, a visão de longo prazo

Para facilitar o entendimento, confira um exemplo prático, considerando 3 investidores:

  • Investidor A: gestor profissional, que tem uma visão de longo prazo para garantir sua reserva para a aposentadoria. Com isso, ele costuma acertar em 75% das suas trocas de perfil de investimento, obtendo assim uma rentabilidade maior;
  • Investidor B: está sempre acompanhando o mercado financeiro. Mesmo assim, ele acerta 50% das suas trocas de modalidade, pois fica tentando adivinhar qual será o cenário para os próximos meses;
  • Investidor C: costuma alterar o perfil de investimento sempre que há uma nova janela de troca, em busca das modalidades que estão rendendo mais naquele momento. Sendo assim, ele acerta suas trocas em apenas 25% das vezes, pois não tem foco no longo prazo.

A seguir, confira um gráfico da rentabilidade obtida pelos investidores A, B e C, com base no desempenho dos investimentos na PREVIG desde 2013:

E, para efeitos comparativos, observe as rentabilidades das modalidades Mix 0, Mix I, Mix II e Mix III da PREVIG, desde 2013:

Em paralelo, confira também a volatilidade diante das trocas de modalidades feitas pelos investidores A, B e C, no mesmo período:

Conclusão: em que ocasião vale a pena trocar a modalidade de investimentos?

Quando falamos de formar uma reserva financeira para o pós-carreira, é vital ter uma visão de longo prazo. Logo, o ideal é trocar a modalidade de investimentos pontualmente, sem buscar apenas os perfis que estão com ótimo desempenho naquele período.

Pensando nisso, preparamos um vídeo que demonstra a relação entre o ciclo de vida e a previdência. Nele, você confere como os resultados do futuro são decorrentes das escolhas feitas no presente.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido