Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.
Ver maisSaiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.
Ver maisComece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!
Ver maisContrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.
Ver maisConte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.
Ver maisConfira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.
Ver maisEntre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.
Ver maisUtilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Aqui na PREVIG, a transparência e a responsabilidade são pilares na administração do patrimônio dos participantes e assistidos. Pensando nisso, preparamos um post para explicar a diferença entre a gestão ativa e a gestão passiva dos investimentos.
Enquanto a gestão ativa visa superar a rentabilidade do índice de referência, a gestão passiva busca se manter na meta pré-definida. Sendo assim, continue com a gente para entender mais sobre essas duas estratégias e a sua relação com o retorno esperado.
O gerenciamento dos recursos influencia na rentabilidade final do portfólio, conforme os investimentos de curto ou longo prazo. Nesse sentido, a PREVIG trabalha com ambas as estratégias de gestão, ativa e passiva, a fim de obter a diversificação eficiente da carteira.
Dessa maneira, pode-se otimizar a performance dos ativos, considerando a relação entre risco e retorno, entre outros fatores. Portanto, vale conhecer as características dessas duas formas de gerir os recursos.
Na gestão ativa é necessário a análise de empresas, fundos, mercados, setores para a tomada de decisão de investimento, visando superar o bechmark. Nesse tipo de gestão é fundamental uma equipe qualificada, que esteja sempre atenta às oportunidades de mercado, pois o gestor tem papel fundamental no resultado do produto. Nesse tipo de gestão temos como exemplos fundos de ações, multimercados e renda fixa, que buscam superar seu benchmark.
Para exemplificar, a equipe da PREVIG realiza a gestão ativa do plano CD. Afinal, temos especialistas que fazem análises qualitativas e quantitativas para a escolha dos melhores gestores de renda variável e multimercado. Além disso a PREVIG conta com uma equipe qualificada, que faz a gestão de renda fixa, analisando o mercado e os cenários, o que possibilita a escolha dos melhores títulos, debêntures e afins.
A principal vantagem desse tipo de gestão é a possibilidade de obter rendimentos mais elevados. Em paralelo, temos uma maior taxa de administração e em alguns casos taxa de performance, que remunera o gestor quando ele consegue superar o seu benchmark, visto que a gestão é feita por profissionais.
A gestão passiva é mais previsível, pois o gestor tem um papel mais passivo na composição do portfólio, ou seja, não é necessária uma análise de mercado para compor a carteira.
Um exemplo no mercado desse tipo de gestão é o BOVA11, ETF (Exchange Traded Funds) , que utiliza como índice de referência o Ibovespa. Portanto quando se aplica nesse ativo, a tendência é que ele tenha a mesma rentabilidade do índice Ibovespa. A vantagem desse tipo de gestão é que geralmente a taxa de administração é baixa, e não é cobrada taxa de performance.
Aqui na PREVIG nós utilizamos da gestão passiva no Plano BD e na parte BSPS do Plano PrevFlex (CD). Em ambos a PREVIG se utiliza do ALM (Asset Liability Management), que é um estudo de gerenciamento de riscos que busca encontrar a combinação de ativos financeiros mais compatíveis com as futuras obrigações atuarias da Entidade.
Como podemos ver no gráfico acima, a gestão passiva apenas “casa” o fluxo de despesa com benefícios e os ativos que compõem a carteira, nesse caso NTN-B’s, que são títulos atrelados a inflação.
De modo geral, a gestão passiva é mais indicada para os perfis de investidores que são menos agressivos. Nessa perspectiva, vale lembrar que essa é uma estratégia recomendada para quem tem objetivos bem definidos e não busca rendimentos muito acima da média.
E, para conhecer mais sobre a expertise em investimentos da PREVIG, consulte outros posts do nosso Blog, por exemplo:
O que achou da matéria?
0
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]
Ver maisNo dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Ver maisO ano de 2024 foi marcado por intensos acontecimentos no cenário econômico e político, tanto no Brasil quanto no exterior. No contexto doméstico, o Brasil vivenciou o fim do ciclo de afrouxamento monetário, seguido pelo início de uma nova fase de alta nas taxas de juros conduzida pelo Banco Central. Apesar das expectativas iniciais, a […]
Ver maisNo dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Ver mais
É tempo de renascer os sonhos
É tempo de renovar as esperanças
É tempo de cuidar da família e dos amigos
É tempo de orar por um mundo melhor
É tempo de celebrar a vida
É tempo de agradecer pela vida
É tempo de replanejar a vida
É tempo de amar a vida
Faça uma pausa no tempo.
Afinal, é tempo de Páscoa!
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]