Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
20/03/2024

O impacto das emoções nas decisões financeiras

Em um mundo ideal, as decisões financeiras seriam tomadas com base em análises puramente racionais, considerando dados, tendências e projeções. No entanto, a realidade é mais complexa que isso. A economia comportamental desvenda como as emoções influenciam, significativamente, nossas escolhas econômicas, destacando a necessidade de compreender essas dinâmicas para tomar decisões mais informadas e estratégicas.

A volatilidade dos mercados e as incertezas econômicas podem desencadear emoções fortes, levando a tomar decisões que não sejam tão interessantes e nem de acordo com o plano financeiro estipulado.

  • Medo: o medo de perder dinheiro pode ser paralisante. Ele pode fazer investidores venderem ativos, prematuramente, em uma queda de mercado, bloqueando perdas e perdendo potenciais recuperações. O medo também pode impedir investidores de tomar decisões necessárias por preocupação excessiva com os riscos envolvidos.
  • Euforia: o oposto do medo, a euforia pode ser igualmente perigosa. Durante os mercados em alta, a euforia pode levar a uma excessiva confiança, quando investidores assumem riscos desnecessários em ativos sobrevalorizados sem uma análise fundamental adequada.
  • Ansiedade: a ansiedade financeira pode resultar em indecisão, e o medo de tomar a decisão errada pode levar á inação, resultando em oportunidades perdidas ou na falha em ajustar o portfólio conforme necessário.
  • Confiança excessiva: a confiança excessiva leva ao otimismo fora da realidade sobre as próprias habilidades de investimento ou sobre o mercado. Isso pode resultar em decisões baseadas em crenças pessoais em vez de evidências, aumentando o risco de erro de julgamento.

Cada emoção pode levar a distorções na percepção do risco e na avaliação de oportunidades, comprometendo suas estratégias de investimento. Essas reações emocionais, embora humanas, nos mostram a importância de estratégias, além do autoconhecimento, para evitar impulsividade  nas decisões financeiras. Identificar e entender os gatilhos emocionais — como confiança excessiva, ancoragem e aversão à perda —  são essenciais para a tomada de decisão racional na hora de investir.

Para auxiliar nesse processo de lidar com emoções e favorecer decisões financeiras mais assertivas, algumas abordagens incluem:

  • Ter o hábito de estudar sobre finanças: a Educação Financeira vai ampliar o entendimento sobre o mercado e técnicas de investimento, fortalecendo a sua capacidade de avaliação racional.
  • Estabelecer um plano de investimento: tenha objetivos claros e analise sempre o mercado para manter a disciplina, mesmo em momentos de turbulência emocional.
  • Diversificar portfólio: a diversificação ajuda a reduzir o risco global, diminuindo a pressão emocional associada a flutuações de mercado pontuais.
  • Contar com a ajuda de profissionais: a orientação de especialistas pode proporcionar perspectivas equilibradas e fundamentadas, auxiliando na tomada de decisões informadas. Vale também a ajuda de profissionais para aprender a lidar melhor com as emoções, como psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Conhecer a si mesmo e as próprias reações emocionais às flutuações do mercado  são componentes cruciais na gestão eficaz de investimentos.

O caminho para a independência financeira não é linear e está cheio de variáveis emocionais e econômicas.  A gestão eficaz das emoções nas decisões financeiras é, portanto, uma habilidade valiosa que requer atenção e dedicação. Com o apoio certo, estudo e autoconhecimento, cada investidor pode aprender a navegar no mercado financeiro de maneira mais estratégica e menos suscetível às turbulências emocionais.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Adesão na PREVIG

O nosso desejo é que todos os empregados das nossas Patrocinadoras sejam, num futuro próximo, Participantes do Plano de Benefícios por nós administrados. ALGUMAS VANTAGENS DE ADERIR AO PLANO CD DA PREVIG: Contribuindo com um pouco a cada mês, você garante uma condição financeira mais confortável no futuro; A empresa onde você trabalha também contribui […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano CD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos do Plano CD – 2008/2012. A principal alteração foi a criação de um novo Perfil de Investimento – MIX III. O percentual de alocação deste novo Perfil será de: ? Renda Fixa – 80 a 70% ? Renda […]

Ver mais

Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD

Na 32º Reunião do Conselho Deliberativo da PREVIG, realizada em 30/11/2007 foi aprovada a Política de Investimentos – 2008/2012 – Plano BD. A íntegra da Política de Investimentos está disponível neste site em: Publicações / Investimentos / Política de Investimentos / Plano BD. Qualquer dúvida sobre o assunto estaremos a disposição através do nosso telefone […]

Ver mais
Acesso rápido