Sonambulismo, ou andar dormindo, é uma desordem do sono. O sonambulismo emerge a partir do estágio de sono de ondas lentas de baixa consciência. Durante o sonambulismo a pessoa realiza atividades que são usualmente feitas durante o dia. Essas atividades podem ser tão inofensivas quanto sentar na cama, ir ao banheiro e fazer limpeza, ou perigosas como cozinhar, dirigir ou gesticular violentamente. Outras atividades que podem ser realizadas durante o sonambulismo incluem gemer, falar, gesticular e agarrar objetos aparentemente frutos de alucinação.
Os sonâmbulos têm pouca ou nenhuma lembrança do incidente, já que não estão de fato conscientes durante o sonambulismo. Embora seus olhos estejam abertos, a expressão do sonâmbulo é indistinta e vidrada. Os episódios de sonambulismo pode ser tão breves quanto 30 segundos ou longos como 30 minutos. Causas do sonambulismo – Vários especialistas teorizam que o desenvolvimento do sonambulismo na infância seja decorrente de atraso na maturação. Há também ondas delta de alta voltagem em sonâmbulos até 17 anos de idade. Essa presença sugere imaturidade no sistema nervoso central, também uma possível causa de sonambulismo.
Sonambulismo também tende a ocorrer em membros da mesma família. A percentagem de incidência de sonambulismo infantil aumenta em 45% se um dos pais já foi sonâmbulo, e em 60% caso ambos os pais já tenham tido sonambulismo. Fatores precipitadores do sonambulismo são aqueles que aumentam o estágio de ondas lentas do sono. Dentre esses fatores, os mais comuns são privação do sono, febre e cansaço excessivo. A utilização de alguns hipnóticos ou neurolépticos também podem ocasionar sonambulismo.
Tratamento do sonambulismo
Existem alguns remédios que podem ser prescrevidos para tratamento do sonambulismo, como baixa dose de benzodiazepina, antidepressivos tricíclicos, e clonazepam. Porém, para a maioria dos sonâmbulos, muitos especialistas aconselham remover itens perigosos e trancar portas e janelas antes de dormir para reduzir os riscos de atividades perigosas. Também é recomendado evitar a privação de sono.
Há opiniões conflitantes sobre se é perigoso acordar um sonâmbulo. Alguns especialistas dizem que o sonâmbulo deve ser gentilmente guiado de volta à cama sem ser acordado. Outros afirmam que acordar um sonâmbulo poderia deixá-lo desorientado, mas não seria perigoso.
Fonte: Copacabana Runners
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]