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Tempo de leitura: 2
07/02/2011

Fuja da fofoca no trabalho

Se você já foi vítima de fofoca no trabalho ou teve de conviver em um ambiente recheado de murmurinhos saberá do que estou falando. é de supor que não tenha sido nem um pouco confortável. “A fofoca torna horroroso o clima organizacional”, dispara Irene Azevedo, diretora de negócios da DBM Brasil e professora da Brazilian Business School. Aparentemente genuíno e despretensioso, o disse-me-disse no universo corporativo pode tomar proporções gigantescas. Pesquisa realizada pela Robert Half, empresa de recrutamento especializado, revelou que 60% dos executivos consideram a fofoca a principal razão do estresse no trabalho. “Quando a fofoca impera com maior intensidade e frequência é sinal de que a comunicação da empresa não está fluindo nada bem”, diz Vera Martins, diretora da Assertiva Consultores e autora de “Seja Assertivo” e “Tenha Calma”, publicados pela editora Campus.

Outras causas

Segundo as consultoras entrevistadas pelo Empregos.com.br a fofoca é inerente ao ser humano, todavia alguns fatores contribuem para o seu aparecimento e fôlego no ambiente empresarial. São eles:

• Estilo de gestão centralizada que usa um sistema de comunicação de viaúnica. Ocorre quando a informação desce na pirâmide hierárquica como ordem, não existindo o retorno do receptor (profissional);

• Falta de transparência na comunicação. Assim a informação não flui livremente, de forma aberta e honesta;

• Maior estímulo à competição e menos à colaboração e reciprocidade, o que gera falta de confiança e desrespeito entre os colaboradores;

• Clima ameaçador ou no qual os profissionais não se sentem à vontade;

• Profissionais não são envolvidos nas decisões do seu trabalho ou lideranças não conseguem montar uma equipe comprometida;

• Profissional inveja a performance do colega de trabalho por não ter a mesma empatia e visibilidade diante da equipe e superiores.

Consequências

Vera Martins, da Assertiva Consultores, afirma que relações interpessoais permeadas por fofocas são marcadas por um clima de incertezas. “Fatalmente contaminará o foco do que é realmente importante para o profissional e para a empresa.”

A fofoca torna ainda o profissional desmotivado e interfere na produtividade de toda a equipe. “O fofoqueiro perde o foco no trabalho e deixa de construir boas redes de contato. Ou seja: prejudica o próprio desenvolvimento profissional”, ressalta Irene Azevedo, da Brazilian Business School.

Imunize-se

Ao ser abordado por um fofoqueiro a orientação é agir com firmeza sem perder a compostura. “Não se envolva. Corte o assunto; diga que a história não lhe diz respeito”, recomenda Irene.

Vera sugere submeter o boato a três peneiras: a peneira da verdade, bondade e necessidade (nessa ordem). Ou seja: se o assunto não for verdadeiro e se vocênão gostaria que dissesse o mesmo a seu respeito não há necessidade de passá-lo adiante. “Evite completamente dar margens a determinados comentários que em nada acrescentam valor ao seu desenvolvimento.”

Se o alvo da fofoca for você, assuma uma postura madura e construtiva, aconselha Vera. “Primeiro o profissional deve avaliar o impacto da fofoca e concluir se vale a pena ou não confrontar o fofoqueiro. Se a sua imagem estiver sendo prejudicada, aja e faça um confronto de forma firme e incisiva. E não se esqueça de apontar as conseqüências, caso tal comportamento perdure.”

Fonte: Rômulo Martins

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