Se toda mãe é especial, o que dirá um dia feito apenas para homenageá-la? Por isso, muitos filhos não dispensam esforços e certa dose de sacrifício financeiro para dar o que eles consideram o melhor presente, que vai demonstrar todo o amor que sentem por ela. Mas quem já está com o orçamento apertado e fica angustiado com o que comprar para a mãe não precisa necessariamente gastar rios de dinheiro para comemorar o dia dela. Confira a dica:
Inove e ensine a mamãe a lidar com as finanças!
Para quem não dispõe de tanto talento artístico, por que não inovar e dar à mãe um presente que garanta a ela mais segurança financeira no futuro? Isso não quer dizer, é claro, dar uma quantia fixa de dinheiro para a sua mãe, mas sim investir um pouco de tempo, ajudando-a a planejar melhor suas finanças e até montar uma estratégia de investimento.
Comece ajudando sua mãe a elaborar um orçamento: afinal, você certamente é mais familiarizado com planilhas do que ela. Feito isso, tente entender quais os objetivos que ela possui em termos de investimentos. Dividida entre várias tarefas, como trabalho, gestão da casa, cuidados dos filhos e do marido, a maioria das mulheres não tem tempo para organizar suas contas ou investimentos.
Tente elaborar uma planilha personalizada para a sua mãe, incluindo os principais gastos dela.
Ainda que você não saiba exatamente quais são seus gastos correntes, é possível montar uma planilha listando esses gastos e incluindo algumas estimativas, que ela depois pode ajustar, se for necessário. Com isso, ela irá conseguir estimar o quanto possui todos os meses para investir.
Essa informação, junto com o perfil de investimento da sua mãe, é essencial na hora de definir a melhor estratégia de investimento para ela. Aproveite para entender melhor que tipo de providências sua mãe está adotando para garantir uma renda adequada ao se aposentar.
Sem dúvida, este é um presente diferente que ela sempre vai lembrar. Caso queira, você pode complementar esse presente investindo uma pequena quantia em nome de sua mãe, como forma de incentivá-la a atingir seus objetivos. O importante aqui não é tanto a quantia, mas o entendimento de que se trata de um presente que irá durar para a vida toda e que, se bem administrado, pode render muitos presentes no futuro.
Fonte: Finanças Práticas
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]