Comprar no cartão de crédito é muito fácil: você consegue parcelar e organizar todas as suas compras em uma fatura só, tem até 40 dias para pagar sem juros e ainda pode efetuar saques em dinheiro, fazer compras no exterior, entre outras vantagens. Mas antes de comprar qualquer coisa, tenha certeza de que cabe no seu orçamento. Não use o cartão como um complemento de renda ou um segundo salário. No vencimento da fatura, você terá que efetuar todo o pagamento.
O cartão de crédito é um excelente instrumento financeiro que oferece comodidade e facilidade, mas desde que usado com consciência e sem exageros! Preste atenção em alguns itens para não deixar que a facilidade na usabilidade do cartão se torne um problema financeiro no futuro.
Benefícios e pagamentos
Geralmente, a quantidade e variedade de benefícios oferecidos são ligadas à anuidade do cartão, um valor pago à operadora do cartão referente à administração desse serviço. Esse valor pode variar de acordo com o banco em que foi emitido, o território em que é válido (nacional ou internacional) e os benefícios associados ao cartão (como programa de milhas, seguro viagem, extravio de bagagem, chaveiro 24 horas, reboque no caso de acidente de trânsito, etc.).
Para escolher bem, analise o que realmente precisa ou deve usar nos próximos meses. Isso evita que você pague por serviços desnecessários e poderão pesar no seu orçamento ao longo do tempo. Fique atento aos detalhes como prazo de validade, empresas parceiras, etc. para fazer bom uso dos benefícios do cartão de crédito escolhido. Eles podem fazer uma grande diferença no seu bolso!
Olho nos juros
Lembre-se também de conferir os juros e as tarifas cobradas de cada cartão. Isso será importante para planejar os parcelamentos e calcular como vai ficar o bolso se tiver que pagar o mínimo de uma fatura, no caso de alguma emergência.
A Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços Sistema de Tarifas de Cartões de Crédito (ABECS) disponibiliza o Sistema de Tarifas de Cartões de Crédito. Ele mostra as tarifas praticadas pelas instituições emissoras de cartões e permite comparar os valores de diferentes tipos de serviços.
Fonte: Meu Bolso em Dia
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]