A Farmácia Popular é um programa do Governo Federal que tem o objetivo de aumentar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os brasileiros, como diabetes e hipertensão (pressão alta). Por isso, se você precisa usar algum medicamento para essas ou outras doenças, fique de olho em programas que podem dar uma ajudinha para o seu bolso. Afinal de contas ter saúde não tem preço, mas a compra de remédios, se não for planejada, pode apertar o orçamento.
O programa
Segundo um levantamento do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass), mais de 50% dos brasileiros param o tratamento médico devido à falta de dinheiro para comprar os medicamentos.
Para oferecer os remédios com preços mais acessíveis para a população, o Ministério da Saúde adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou privados e disponibiliza a preço de custo nas chamadas Farmácias Populares. Além de medicação para diabetes e hipertensão, essas farmácias vendem outros medicamentos como analgésicos, antibióticos, anticoncepcionais e preservativos masculinos.
E dá para fazer uma baita economia. Afinal esses produtos são até 90% mais baratos do que nas lojas convencionais. Em alguns casos, você pode pagar apenas 10% do custo do produto. Mas é importante não se esquecer da receita, pois alguns remédios só podem ser vendidos com indicação médica. Para você ter uma ideia, há remédios a partir de R$ 0,02.
Posso ajudar?
De segunda a sábado, quem vai à Farmácia recebe atendimento personalizado de profissionais qualificados e farmacêuticos. Dá para verificar no site do Ministério da Saúde qual o endereço da Farmácia Popular mais próxima a sua casa e quais são as farmácias e drogarias da rede privada que participam do Programa. No site do Ministério da Saúde você pode verificar a lista de medicamentos disponíveis e saber quais são seus preços.
“Saúde não tem preço”
Depois de um acordo feito em fevereiro de 2011 entre o Ministério da Saúde e sete entidades da indústria e do comércio, as pessoas que sofrem de hipertensão ou diabetes têm direito aos medicamentos para o tratamento destas doenças gratuitamente. Esses medicamentos ficam disponíveis na rede de Farmácia Popular. De acordo com o Ministério da Saúde, essa campanha beneficia cerca de 33 milhões de brasileiros hipertensos e 7,5 milhões de diabéticos. Uma ajuda para as 12% de famílias brasileiras que comprometem suas rendas com medicações.
Fonte: Meu Bolso em Dia
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]