Em tempos apertados, como são agora para muitos brasileiros, cortes em salários podem parecer inevitáveis. Mas podem não ser. Aqui você vai encontrar alguns conselhos sobre como conseguir se sustentar com sua renda mensal durante tempos difíceis, sem sacrificar muitos dos prazeres da vida. Aqui vão as dicas.
Cinema em casa. Ir ao cinema, especialmente se você é fã de pipoca, pode facilmente custar uns R$ 20 para duas pessoas fora o estacionamento do carro. Em vez disso, alugue um filme e convide amigos para assistir.
Aprenda a cozinhar. Não é só comer em restaurantes que aumenta sua despesa, mas também comprar comida pronta para o almoço. Se você faz o jantar em casa, pode levar o que sobrou para o trabalho no dia seguinte ou gastar alguns minutos para embalar um sanduíche. Se as manhãs são sempre apressadas, tente fazer o sanduíche à noite antes de dormir. E quando for ao mercado fazer compras, faça um lanche antes de sair de casa. Isso evita que você vá ao mercado com fome e faça compras de alimentos por impulso.
Use a biblioteca. Seu uso está incluído nos impostos que você paga; aproveite então os livros gratuitos.
Beba em casa. Seja sua bebida preferida a cerveja, o café ou o chá verde, ela é muito mais barata quando consumida no conforto da sua própria casa. Ir a um bar com amigos pode facilmente custar uns R$ 50. Em vez disso, compre um engradado de cerveja e vá para a casa de amigos. A interação social vai deixá-lo animado e você não terá que arcar com aquele pesado cartão de consumação.
Use sua poupança. Se você se apertou e fez poupança por uns três ou seis meses para ter uma reserva de emergência no caso de ser forçado a apertar seu orçamento em função de uma perda de emprego ou outro evento infeliz, agora é a hora de usá-la. “Todo mundo deve contribuir para o seu próprio fundo de poupança de emergência, pois ele rende juros.”Assim, em tempos apertados, o dinheiro pode ser usado para pagar as contas mensais e até mesmo para alguns pequenos caprichos.
Decida o que você realmente quer. A maioria das pessoas consegue cortar 10% de seus gastos em 10 minutos. Faça uma lista das suas principais categorias de despesas, tais como alimentação e pagamentos de empréstimo e então tente adivinhar qual a percentagem vai para cada categoria. Faça uma segunda lista com o que você deseja que essas percentagens venham a ser e, em seguida, faça uma terceira lista descrevendo o que eles realmente são. Se a realidade não corresponder ao seu ideal, ajuste seus gastos.
Vista-se em “camadas”. Reduza a temperatura do seu ar condicionado em alguns graus usando um casaco para se aquecer. Assim, você irá economizar bastante em custos mensais de aquecimento que só aumentam ao longo do tempo.
Fonte: Site Educação Financeira
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]