Ao contrário do que ouvi alguns especialistas dizendo, usar o 13º para pagamento de dívidas é algo importante, afinal a responsabilidade de arrumar as contas é algo primordial, além do fato dos juros altos no país terem poder de destruir as finanças de muitas famílias.
Elimine as dívidas com cartão e cheque especial
Dentre as prioridades, a maior de todas é eliminar as dívidas com o uso do cartão de crédito, que hoje na média supera o percentual de 245% ao ano. O cheque especial, em média cobra juros de 166% ao ano.
Como base de comparação, a caderneta de poupança, o investimento mais comum entre os brasileiros, rende com os juros em 11,75% o percentual de 0,5% ao mês mais TR, não alcançando ao final de 2014 7% de rentabilidade.
A desproporção entre os percentuais dos juros para dívidas e investimentos é tão alta que não deixa dúvidas quanto a prioridade de eliminar dívidas antes de pensar em outros passos para consumir.
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]