Vou descrever dois erros comuns, que já aconteceram comigo no passado, e ilustram a importância do planejamento financeiro da sua viagem.
O primeiro é quando a pessoa não se planeja corretamente e gasta na viagem muito mais do que poderia. Ou essa pessoa vai passar um aperto durante a viagem, tendo que cortar custos com tudo a partir do momento em que ficou quase sem nenhum dinheiro. Ou ela vai gastar muito mais do que deveria e, quando retornar à rotina, vai perceber o quanto essa viagem comprometeu seus outros gastos e deixou possíveis dívidas de cartão de crédito.
O segundo exemplo é o da pessoa que viaja com pouco dinheiro, não se planeja, economiza em tudo durante a viagem e, no final, sobra bastante dinheiro. Esse caso não é tão ruim quanto o primeiro, mas se ela tivesse organizado seus custos poderia ter aproveitado muito melhor a viagem. Teria gasto esse dinheiro com algo que ela queria fazer e não fez pensando que não iria caber no orçamento. Poderia ser uma viagem mais confortável.
Esses exemplos mostram como é importante planejar os custos da sua viagem e o que você vai poder fazer com o orçamento que você tem, mas não apenas isso… Os custos em viagens vão afetar todo o seu planejamento financeiro anual. E se você não se organizar, esses gastos podem afetar suas outras despesas.
Planejar custos de viagens é complicado e trabalhoso. Há muitas variáveis para se considerar e é necessário fazer muita pesquisa. Além disso, você tem diversas opções do que fazer durante uma viagem e dependendo das suas escolhas os custos poderão variar bastante. Por isso, muitos preferem não fazer uma boa organização e apenas estimar um custo total que não tem base para saber se é real.
Um bom planejamento e controle não significam necessariamente que você vai precisar detalhar cada passo que vai dar na viagem, cada lugar que vai, em cada momento, para seguir o planejamento a risca e os custos que você previu. Não é isso! Um bom planejamento precisa ter flexibilidade. Então, o que você precisa é saber todos os lugares que gostaria de ir ou que considera ir, passeios que gostaria de fazer, os custos associados a essas atividades, listar possíveis imprevistos que podem afetar seus gastos e assim, ter um custo total que vai ser muito próximo do real.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]