Menu

Conheça a trajetória da PREVIG e como trabalhamos em prol da qualidade de vida e segurança financeira dos nossos participantes e assistidos! Juntos, nós podemos depositar mais energia em um futuro ainda mais tranquilo.

Ver mais

Saiba como funcionam os planos previdenciários PrevFlex (CD) e Benefício Definido (BD). Confira também a rentabilidade, o regulamento, o regime de tributação e outras informações relevantes sobre seus investimentos.

Ver mais

Comece a investir hoje para formar seu patrimônio futuro!

Ver mais

Contrate o crédito pessoal da PREVIG, contando com condições diferenciadas, incluindo taxas mais acessíveis em relação ao mercado. Além disso, não há necessidade de enviar seus documentos para a análise de crédito.

Ver mais

Conte com as vantagens da Previdência Privada para conquistar o tão sonhado bem-estar no futuro, sem depender do INSS. Assim, você pode formar um patrimônio sólido, para aproveitar plenamente a sua fase de pós-carreira.

Ver mais

Confira os posts sobre educação financeira e previdenciária, visando planejar seu futuro tranquilamente. Dessa forma, você pode manter o padrão de vida da sua família, mesmo na época da aposentadoria.

Ver mais

Entre em contato com a equipe da PREVIG para tratar sobre: planos previdenciários, benefícios de aposentadoria, empréstimos, dúvidas, sugestões e outros assuntos.

Ver mais
Área do participante
Tempo de leitura: 2
06/02/2016

​Por Onde Anda – Realizado em plena aposentadoria

Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 35, em 2011

Sem cobranças e preocupações, o aposentado diz estar aproveitando um momentoúnico, em que conseguiu realizar um grande sonho: viver tranquilo e feliz

Há quem classifique o período de transição para a aposentadoria como a pior fase da vida. Mas para Davide Debiasi, 62 anos, a sensação foi diferente. “Eu encaro minha aposentadoria como uma caminhada e não um pulo. Quando resolvi parar, eu estava certo do que queria para minha vida”. Natural de Orleans, Santa Catarina, ele veio para Florianópolis na década de 70 para fazer o curso técnico em edificações, terminando o curso com o estágio na obra de construção das pontes Pedro Ivo Campos e Governador Colombo Salles. Após esse período prestou concurso para Eletrosul, em Blumenau, e assumiu sua função de fiscalização, no departamento de obras de transição.

Muito dedicado e em busca de uma vida social mais ativa, Davide investiu em cursos. “Sempre quis mais qualificação, então estava atento ao calendário de cursos e quando as aulas acabavam eu mandava o certificado direto para a Eletrosul. Acho que essa iniciativa me ajudou a crescer dentro da empresa, pois em seguida fui convidado a fazer um curso técnico de segurança do trabalho”, comenta. Após realizar as aulas, ele foi transferido para Florianópolis e passou a trabalhar acompanhando a construção de linhas e subestações da Eletrosul, onde permaneceu até a aposentadoria. Plenamente realizado, ele lembra com saudosismo dos velhos tempos. “Se você me perguntasse se eu mudaria alguma coisa na minha vida, eu afirmo que faria tudo de novo e da mesma maneira. Posso me considerar uma pessoa muito feliz”, diz.

Com o fim da sua vida laboral, em 1998, o aposentado voltou para sua cidade natal em busca do que sempre quis. “Na minha vida as coisas nunca foram pré-determinadas, então eu fui me adaptando aos acontecimentos. Depois de tantos anos de trabalho, eu me presenteei colocando em prática o que sempre busquei, uma vida tranquila e sem grandes mudanças”, afirma. Após a aposentadoria ele ministrou algumas palestras sobre segurança do trabalho e atuou como presidente da Associação de Moradores do bairro, mas hoje em dia ocupa seu tempo com o cuidado do seu sítio, localizado próximo a Orleans, e as caminhadas matinais. “Atualmente não faço nada que dê muito trabalho, meu tempo é gasto com lazer. No momento estou deixando a parte dos compromissos para as outras pessoas fazerem”, diz.

A importância da Previdência Complementar
“O complemento financeiro é fundamental, pois ajuda a colocar em prática o tipo de vida que sempre quis. Só quem está aposentado sabe o que isso representa para a nossa vida. Gostaria que no futuro, a Fundação fosse desvinculada da Previdência Social, pois, o desrespeito me deixa indignado pela injustiça que é cometida pelo governo federal.”

Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.

O que achou da matéria?

0

0
(0)

Notícias
relacionadas

Aproveite os benefícios fiscais e a liquidez das contribuições extras no seu Plano da PREVIG

Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]

Ver mais

Fique por dentro: Alterações no Estatuto da Entidade e Regulamento do Plano CD

No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]

Ver mais

Reforma tributária: Nova regulamentação fortalece a Previdência Complementar

No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]

Ver mais

Alterações no Regime de Tributação da Previdência Privada – Lei 14.803/2024

Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]

Ver mais
Acesso rápido