Por Onde Anda – Artigo publicado no Informativo PREVIG 69, em 2017
Isaac veio para Florianópolis/SC em 1973. Após a aposentadoria, ele divide o tempo entre atividades voluntárias, passeios e viagens.
Isaac Otávio Ferreira, Participante assistido desde 2000, já contou a sua história e suas experiências no Por Onde Anda em 2013, mas ainda tem muita coisa para compartilhar. Natural de Santo Amaro da Imperatriz/SC, Isaac veio para Florianópolis/SC em 1973. Após a aposentadoria, ele divide o tempo entre atividades voluntárias, passeios e viagens.
PREVIG – Conte-nos um pouco sobre a sua família.
FERREIRA – Conheci minha esposa, Marlete Maria Ferreira, há 44 anos e há 41 anos estamos casados, tivemos três filhos, Edson, Mileide e Kleber, os quais já nos fizeram avós de oito netos. Nossa família é muito unida, temos encontros especiais e várias festas e viagens que participamos juntos.
PREVIG – Você trabalhou na Eletrosul desde 1979, como foi o período de trabalho?
FERREIRA – Comecei minha vida laboral como Auxiliar Contábil Financeiro I e depois passei para o Departamento de Recursos Humanos, onde pude gerenciar setores, presidir comissões e participar de grupos de trabalho, onde representei a Eletrosul. Já na Gerasul, após a cisão, exerci o cargo de Gerente da Divisão de Capacitação de Pessoal e fui integrante da equipe de alto nível da Tractebel, criada para estudar a expansão do grupo no Brasil. Aposentei-me exercendo o cargo de Gerente de Recursos Humanos.
PREVIG – Como se preparou para a aposentadoria?
FERREIRA – Bem! Sendo eu um defensor da ideia de que oócio é o pior inimigo do ser humano, dois anos antes de eu me aposentar, comprei uma moto de alta velocidade e um sítio, para reunir os familiares e amigos. Comecei a questionar quem eu seria nessa nova vida de aposentado e cheguei à conclusão de que deveria olhar um pouco mais para as pessoas, dedicando mais atenção, amor, carinho e presença na vida dos familiares e amigos.
PREVIG – E após se aposentar, o que fez?
FERREIRA – Quando me aposentei, além de colocar em prática tudo o que eu tinha planejado, incluindo trabalhos voluntários em diversas instituições, comecei a voar de parapente e viajar. Em 2004, eu, minha esposa e mais um casal de amigos fizemos uma viagem de caminhonete por todo o Brasil, com 43 mil quilômetros rodados. E, em 2009, eu e minha esposa resolvemos conhecer a América do Sul de caminhonete durante 210 dias de viagem, percorrendo 56.222 quilômetros.
PREVIG – Como está a vida hoje?
FERREIRA – Atualmente, além de continuar praticando o que gosto, divido meu tempo nas atividades de Consultoria Empresarial e atuo ainda nas atividades de empresário investidor, e também em atividades de voluntariado. Além de construir um complexo logístico, para acolher até 40 dependentes químicos na cidade de Biguaçu, hoje sou voluntário no Observatório Social de São José, entidade considerada de Utilidade Pública Municipal e Estadual, com projeto aprovado pela Organização das Nações Unidas (ONU), e com destaque em matérias nacionais e Internacional através da BBC.
O Observatório Social de São José (OSSJ) tem como objetivos principais fiscalizar diretamente a aplicação dos recursos e os serviços públicos do Governo Municipal de São José e da Câmara municipal. Desta forma, o OSSJ, com suas ações de fiscalização, já contribuiu para uma economia das verbas públicas nosúltimos anos que ultrapassam aos 100 milhões de reais, além de melhorar a efetividade e qualidade na realização dos serviços e obras públicas.
Por isso, convido meus ex-colegas de trabalho e aposentados, para vir conosco e ser mais um voluntário.
Quer participar do Por onde anda? Mande um e-mail para previg@previg.org.br.
Fonte: Informativo PREVIG
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]