A facilidade na sucessão patrimonial é uma das grandes vantagens da previdência complementar. Logo, os participantes e assistidos do PrevFlex (CD) tem a liberdade de escolher a forma que será pago o saldo de conta remancescente em caso do falecimento do titular do plano.
Caso o titular faça a indicação dos beneficiários, estes receberão o saldo de conta total remanescente em forma de pensão, nos mesmos moldes que o aposentado recebe a renda mensal. Nesse caso, no momento do requerimento de pensão, os beneficiários deverão, em comum acordo, escolher percentual de até 2% sobre o saldo de conta.
Veja o exemplo abaixo:
Agora, caso o titular marque a opção NÃO desejo indicar beneficiários, os herdeiros legais receberão o saldo remanescente em pagamento único em partes iguais, definindo assim o rompimento do vínculo com a PREVIG após o pagamento.
Lembrando que nesse caso, para o pagamento aos herdeiros legais deverá haver apresentação de alvará judicial específico que tenha sido registrado nos autos da ação de inventário, no arrolamento correspondente ou mesmo na escritura pública.
Atenção: quem não deseja cadastrar nenhum beneficiário também deve registrar essa opção na Área do Participante.
Vale lembrar que será válida a última informação prestada à PREVIG, visto que o participante ou assistido pode atualizar seu cadastro a qualquer tempo, incluindo:
Para tirar outras dúvidas, acesse a Central de Ajuda no nosso site e saiba mais sobre:
Confira também um vídeo que trata justamente da indicação de beneficiários na PREVIG.
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
O ano de 2023 foi marcado por grande volatilidade nos mercados, tanto internacional quanto local, impactando os preços dos ativos de maneira geral. Apesar disso, como resultado de uma gestão ativa, a rentabilidade do segmento de Renda Fixa no período atingiu 15,88% (equivalente a 121,7% do CDI) e na Renda Variável 25,01% (2,73p.p. acima do […]