A pandemia deixou muitas sequelas na população, inclusive mexeu com a saúde financeira e psicológica de muita gente. A OMS – Organização Mundial da Saúde calcula que casos de depressão e ansiedade tiveram um aumento de 25%. Além disso, a incerteza econômica dessa situação, segundo a Organização, foi uma das principais responsáveis para esse aumento.
Então vamos trazer aqui algumas dicas para ajudar você se reorganizar financeiramente.
Anote seus gastos: primeiro, anote suas despesas. Liste o que as que são recorrentes, como a contas de água e luz, por exemplo. Utilize uma planilha de gastos simples ou um aplicativo que ajuda a organizar o seu fluxo de receitas e despesas. Ah, mas não mexer nessas coisas, como faço? Não tem problema: anota no papel mesmo, como você preferir, o importante é criar o hábito de controlar seus gastos. Dessa forma, você consegue entender melhor o seu orçamento para analisar sua situação financeira para resolver possíveis desperdícios e otimizar suas finanças.
Revise o uso do cartão de crédito: o cartão de crédito pode trazer vantagens, como a possibilidade de parcelar as compras ou um prazo maior de pagamento. Por isso, use com consciência, pois o cartão não é inimigo do planejamento, mas pode ser um problema. Em outras palavras, ele precisa caber no seu orçamento. Veja se você realmente precisa utilizá-lo, pois muitas parcelas criar um efeito bola de neve e sair do seu controle orçamentário.
Estude sobre finanças: mantenha-se por dentro das melhores práticas para organizar suas contas. Pesquise dicas, inclusive aqui na plataforma temos muitas, de como poupar dinheiro e até mesmo de quando é o momento ideal para solicitar um empréstimo e fazer investimentos. Por aqui, estamos sempre trabalhando esse tipo de conteúdo. Além disso, possuímos diversas trilhas de conhecimento em nossa plataforma que podem ajudar com isso, certo? Então bora estudar!
Continue nos acompanhando para receber mais dicas como estas e conta pra gente nos comentários o que achou deste conteúdo!
Em 15 de janeiro de 2024 comunicamos a todos a promulgação da Lei 14.803/2024, sobre a alteração do regime tributário. Agora, a Receita Federal publicou a Instrução Normativa RFB nº 2209/2024 ratificando o entendimento. A nova legislação traz mais flexibilidade e novas opções para os participantes e assistidos, além de beneficiar aqueles que ainda não […]
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]