Celebre a Páscoa sem extrapolar no orçamento
A Páscoa é um feriado que possui muitas tradições e envolve momentos de união. É uma época que traz mensagem de renovação e de celebração em família, por meio do compartilhamento de ceias e, principalmente, da troca de ovos de chocolate. Em meio a tanta alegria, porém, é fácil se deixar levar pelos gastos, resultando em uma preocupação financeira indesejada.
Para que a sua festividade siga com motivos de felicidade plena, sem impactar na saúde financeira, preparamos algumas dicas valiosas para você aproveitar a Páscoa sem extrapolar o orçamento.
Definir um limite de gastos é o primeiro passo para um planejamento financeiro eficaz. Parece até clichê de tanto que falamos dessa parte, mas, realmente, tudo se inicia decidindo quanto você irá ou deverá gastar com todos os itens que planeja ter, pois um orçamento bem-planejado ajuda a manter os gastos sob controle e evita surpresas desagradáveis no fim do mês. Portanto, pense desde a ceia, sobremesas, e presentes, até decorações, mas não só defina, comprometa-se a não ultrapassar esse valor determinado.
O carinho de um presente feito à mão ou decorações criadas por você e sua família pode ser muito mais significativo do que itens adquiridos. Além de economizar, atividades de DIY – Do it Yourself (faça você mesmo) podem se tornar em momentos divertidos e memoráveis de união familiar. Pense em ovos de Páscoa caseiros, cestas personalizadas ou decorações temáticas feitas em casa.
Lembre-se: pense em versões acessíveis, pois não é o tamanho do que você dará de presente que será o mais importante, e sim a sua intenção. Bombons caseiros podem ser ótimas opções, já que você acabará usando menos chocolate para fabricá-los e terá pouco trabalho ao longo do processo.
Não compre o primeiro ovo de Páscoa ou presente que encontrar. Dedique um tempo para pesquisar e comparar preços em diferentes lojas. Muitas vezes, promoções e descontos são oferecidos à medida que a data se aproxima, o que pode significar economia considerável.
Se a celebração da Páscoa envolver um almoço ou jantar em família, considere dividir os custos e as tarefas de preparação. Cada pessoa ou família pode contribuir com um prato, uma bebida ou uma parte da decoração. Isso não apenas alivia os custos sobre um único anfitrião, mas também acrescenta uma diversidade deliciosa ao cardápio da celebração.
Muito do significado da Páscoa está na celebração da vida, do amor e da renovação. O valor desses momentos preciosos não pode ser medido por preços ou quantidades. E se você planejar com antecedência e pensar no que verdadeiramente importa, vai garantir uma celebração de alegria, sem comprometer seu bem-estar financeiro.
Queremos compartilhar um importante avanço relacionado à tributação dos planos da previdência privada. Em 11/01/2024, foi publicada a Lei 14.803/2024, permitindo que os participantes dos planos de contribuição Definida possam escolher o regime de tributação até o momento da obtenção do benefício de aposentadoria ou da requisição do primeiro resgate do Saldo de Contas. Com […]
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]