Jijoca de Jericoacoara/CE faz tempo que não é destino novo na lista de desejos, nem de brasileiros, nem de estrangeiros. Basta andar por suas ruas ou faixa de areia para ouvir pessoas conversando em línguas diversas, em qualquer época do ano. A novidade é que a cidade do Ceará ganhou um aeroporto próximo em junho do ano passado.
O Aeroporto Regional de Jericoacoara Comandante Ariston Pessoa está na cidade vizinha, Cruz/CE, a 33 quilômetros de distância. Os passageiros embarcam e desembarcam na pista e acessam o interior do terminal, um casarão com cobertura de palha, por uma sala com fotos de paisagens da região e objetos que antecipam o clima praieiro. Na sala seguinte, enquanto a mala não surge na esteira, dá para se divertir tirando foto ao lado das letras gigantes que formam a frase clássica “eu amo Jeri”. Do lado de fora, balcões de check-in e uma pequena lanchonete.
A partir de São Paulo/SP, são 3h30 de voo direto, mais os 50 minutos do transfer até a vila de Jeri. Antes da inauguração do aeroporto regional, quando aúnica opção era voar até Fortaleza/CE, o transfer até lá levava de 4 a 5 horas e oônibus de linha, até 8 horas.
O aeroporto de Jeri recebe voos diretos da Gol a partir de Guarulhos/SP, três vezes por semana, às quartas-feiras, sábados e domingos. Da Azul, recebe um voo direto aos sábados a partir de Viracopos, em Campinas/SP; e voos com uma ou duas conexões (Belo Horizonte/MG e Recife/PE) às terças-feiras, quintas, sábados e domingos, com partidas de Congonhas, Guarulhos e Viracopos.
Nova taxa ambiental e segurança
De acordo com um levantamento da Azul Viagens, a venda de pacotes para Jeri cresceu 100% na alta temporada, entre julho e dezembro, comparando 2017 com 2018. O aumento da demanda turística, porém, também fez com que a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara seguisse os passos de Fernando de Noronha e criasse uma taxa ambiental para a manutenção do local: R$ 5 por dia de estada, por pessoa.
Outra das preocupações associadas à inauguração do aeroporto é a segurança. Casos de violência na região deixaram moradores em alerta. Procurada pelo Estado para comentar possíveis medidas para garantir a segurança de moradores e turistas, a prefeitura da cidade afirmou que recebeu reforço de 30 policiais que atuam no Batalhão de Turismo da Polícia Militar (BPTur).
A vida noturna em Jeri é movimentada todos os dias da semana e as lojas costumam ficar abertas até as 23 horas.
Fonte: Estadão Viagem
No dia 17 de janeiro deste ano foi publicada no Diário Oficial a Lei Complementar 214, que regulamenta a Reforma Tributária no Brasil. A legislação trouxe um grande avanço para a Previdência Complementar, garantindo a não incidência de novos tributos sobre as atividades das entidades fechadas de previdência, que poderia comprometer a poupança previdenciária dos […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]