Muitos pais, pensando nisso, optam por dar mesada aos seus filhos, normalmente uma quantia mensal ou semanal para que eles gastem no que quiserem ou precisarem, desde o lanche da escola até os doces no mercadinho. O que muitos pais não sabem é que existem até oito tipos de mesada diferentes e elas podem servir para vários objetivos que vão muito além de ensinar seu filho a administrar o próprio dinheiro e iniciar a educação financeira em casa.
O livro Mesada: Muito Além do Dinheiro, lançamento da Editora DSOP, foi escrito por Reinaldo Rodrigues, pai de Graziella e Fabrizzio e educador financeiro, e mostra para os pais esses oito tipos de mesadas, além de falar de outras várias questões que envolvem as crianças e o dinheiro: qual o valor certo para dar em cada idade? O dinheiro pode ser uma moeda de troca pelo bom comportamento? São eles:
Mesada Voluntária: é a primeira mesada que seu filho recebe, quando quer comprar sorvete ou bala, o primeiro dinheiro que passa pelas mãos da criança. Na maioria das vezes, são as moedinhas do troco e é importante porque é algo novo para as crianças.
Mesada Financeira: é o tipo mais comum de mesada. Aquele dinheiro dado às crianças semanalmente ou mensalmente para que elas comecem a tomar conta do próprio dinheiro.
Mesada de Terceiros: Quando seu filho recebe dinheiro dos avôs, dos tios ou padrinhos, é considerada mesada de terceiros.
Mesada Econômica: Quanto mais a criança ajuda a economizar em casa, mais a família toda ganha para fazer coisas juntos. Por exemplo, 50 reais que todo mundo economiza na conta do supermercado pode render umótimo passeio até a sorveteria no final de semana.
Mesada Empreendedora: na verdade, é o dinheiro que seu filho ganha por fazer algum investimento pequeno em casa. Por exemplo, ele ganha mesada com a venda de pipas que ele mesmo faz em casa, ou algum tipo de trabalho manual, ou até mesmo trufas e biscoitos.
Mesada Ecológica: Não precisa ser dinheiro, é um jeito de incentivar seu filho a separar o lixo para reciclagem, por exemplo, e ir aos pontos de troca, onde certa quantidade de material reciclável vale uma quantia em dinheiro.
Mesada de Troca: Em vez de seu filho economizar por meses para comprar um brinquedo novo, que tal chamar os amigos dele para fazer uma tarde de troca de brinquedos? é divertido, trabalha a conscientização e reaproveita os brinquedos usados em bom estado.
Mesada Social: é aquela que leva a criança a escolher brinquedos, passeios e opções mais baratas e com maior qualidade para passar mais tempo com a família e com os amigos. A recompensa não é monetária, mas ensina a criança que o dinheiro não éúnica coisa de valor que ela pode guardar.
No dia 15 de outubro, o Conselho Deliberativo da PREVIG aprovou mudanças no Regulamento do Plano CD e no Estatuto da Entidade. Regulamento do Plano CD As mudanças seguem em linha com as últimas alterações, como adequações à nova legislação, além de flexibilizar algumas escolhas para os participantes e assistidos. Confira abaixo as principais alterações: […]
Realizar contribuições adicionais no seu plano de previdência é uma escolha estratégica para fortalecer seu futuro financeiro. Além de permitir a dedução de até 12% da renda bruta no Imposto de Renda pelo modelo completo, essas contribuições, quando feitas sem contrapartida da empresa, possuem liquidez imediata. Isso significa que, além de aproveitar o benefício fiscal, […]